Campanha de multivacinação para atualização da caderneta começa hoje em todo o Brasil.

Começa nesta segunda-feira (19) a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. O objetivo é atualização dos imunizantes para os grupos alvos e a redução do risco de transmissão de doenças que são preveníveise. De acordo com a pasta, a campanha é direcionada a menores de 5 anos, crianças de 9 e adolescentes (10 a 15 anos incompletos). A campanha vai até o dia 30 de setembro.

O Ministério da Saúde enviou 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas para os postos de saúde de todo o Brasil. Serão cerca de 36 mil postos fixos de vacinação e 350 mil profissionais de saúde envolvidos na mobilização.

O Governo também informou que alterou o esquema de vacinação de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C e pneumocócica 10 valente. No caso da poliomielite passou a ser de 3 doses da vacina injetável e  mais duas doses de reforço com a vacina oral. O esquema vacinal para HPV passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Já em relação a meningocócica em que o reforço era era administrado aos 15 meses passou a ser aos 12 meses. A vacina pneumocócica passou a ser administrada em 2 doses, aos 2 e 4 meses, com reforço preferencialmente aos 12 meses.

O ministro da saúde, Ricardo Barros, disse que, neste ano, está incluindo os adolescentes porque esse grupo prioritário é um dos apresenta uma maior resistência a se vacinar.

“Além disso, muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os filhos nesta faixa etária” explicou Segundo o ministro, com a campanha serão atualizadas 14 vacinas nesses públicos. Isso servirá para reduzir o número de não vacinados e aumentar a cobertura vacinal nas crianças e adolescentes.

Guerreiras: crianças desafiam medicina e sobrevivem a doenças devastadoras

O Governo também organizou o “Dia D" de vacinação, que acontecerá no sábado 24 de setembro, em que todas os postos estão abertos durante todo o dia para o atendimento.

É fundamental que toda a população alvo compareça aos postos com a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há doses que necessitam ser aplicadas.

 

Fonte: R7.com

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário