Baldo de água fria! O INSS não terá antecipação do 13º salário em 2024

Este ano de 2024 não seguirá conforme os últimos quatro anos. Ao menos no que diz respeito à antecipação do 13° salário dos aposentados e pensionistas. Ao menos, é o que prevê o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Havia uma grande expectativa por parte dos segurados do INSS sobre este tema. Afinal, desde 2020 o Governo Federal estava antecipando o pagamento do abono natalino para aposentados e pensionistas, entre os meses de abril e maio. A liberação se deu devido a um decreto assinado pelo ex-presidente Bolsonaro.

Sendo assim, desde 2020, a primeira parcela do 13º estava sendo paga no mês de maio e a segunda parcela em junho. Com isso, a antecipação se tornou automática, sem a necessidade de um decreto presidencial.

No auge da pandemia da Covid-19, o pagamento foi realizado em maio e julho, com a justificativa de que era preciso injetar dinheiro na economia.

Nos anos de 2022 e 2023, o pagamento do 13º salário para os segurados do INSS teve sua primeira parcela paga entre 25 de abril e 6 de maio, e a segunda parcela entre 25 de maio e 7 de junho.

Todavia, este ano o calendário voltará ao que era antes da pandemia. É uma notícia ruim para os milhões de aposentados e pensionistas que contavam com esse valor extra agora no 1° semestre. O INSS não tem previsão de antecipação do abono natalino para aposentados.

Assim, o 13º salário do INSS 2024 deve ser pago em agosto e novembro, em vez de em maio e junho.

Os repasses da modalidade são estimados em R$ 62,7 bilhões e beneficiam 32,5 milhões de brasileiros.

Quais benefícios têm direito a 13° salário?

Tem direito a esta parcela extra dos benefícios do INSS aqueles que recebem:

auxílio-doença;
auxílio-acidente;
aposentadoria;
salário-maternidade;
pensão por morte;
auxílio-reclusão.

Fonte: jornalcontabil.com.br

Foto: Google

Categoria:Notícias