A astúcia do inimigo.

“Eia, usemos de astúcia para com ele, para que não se multiplique, e seja o caso que, vindo guerra, ele se ajunte com os nossos inimigos, peleje contra nós e saia da terra.” (Êxodo 1:10).

Depois da morte de José, os filhos de Israel se multiplicaram no Egito, de maneira que se viam hebreus por toda parte. Era a vontade de Deus sendo feita, como acontece hoje, pois, em várias nações, há um despertar para a Verdade. Porém, eles se esqueceram do Senhor e, com isso, o inimigo os perseguiu. Hoje, quando os salvos deixam de buscar o Altíssimo, a glória deles murcha, e a astúcia de Satanás surge e prevalece. Misericórdia!

Um novo rei que não conhecera José se levantou no Egito. Ele não sabia o quanto o filho de Jacó tinha sido importante para a existência daquela nação. Então, o diabo o fez ver que os israelitas eram muito mais poderosos do que os egípcios, e o rei se alarmou. Isso pode voltar a ocorrer hoje, pois, com o tempo, se os salvos perderem o contato com o Senhor, perderão a proteção dEle também. Com isso, as obras das trevas surgirão no meio deles.

Ao reconhecer a força dos descendentes de Jacó, o novo Faraó não achou isso nada bom, pois, se houvesse guerra, eles poderiam se unir aos inimigos e ajudá-los a derrotar o Egito. Então, o novo faraó reuniu os grandes do seu império para usarem de astúcia para com os hebreus. A desculpa sempre é a mesma. O que o diabo mais detesta é ver os salvos fazendo a obra de Deus e levando os perdidos à salvação. O erro é não estar em comunhão com o Senhor.

De início, os egípcios aumentaram os tributos para afligirem os hebreus e edificaram cidades de tesouros: Pitom e Ramessés. O propósito era barrar o crescimento do povo escolhido. Entretanto, quanto mais os filhos de Israel eram afrontados, mas se multiplicavam, e isso enfadava os egípcios. Não há como barrar o povo de Deus, porque ele sempre vê uma abertura dada pelo Senhor e, desse modo, continua se desenvolvendo. Há um propósito divino em todos os salvos. Amém!

De um lado, a situação piorava para os eleitos de Deus, pois foram forçados a servir a Faraó com dureza. Isso continuaria para sempre? Por certo, não. Se eles se voltassem para o Senhor e clamassem por liberdade, Ele os libertaria daquele jugo. O erro de muita gente é não buscar o Onipotente em seus momentos difíceis, quando tudo parece impossível e, aparentemente, não há saída. Porém, Jesus é a nossa perfeita Saída!

Quando os salvos se afastam do Altíssimo, o inimigo vê o que não deveria e, então, começa a oprimi-los. No entanto, se voltarem para a comunhão com o Todo-Poderoso, o qual faz até os adversários terem paz com eles, algo glorioso surgirá. Se você está em apuros, só há uma Solução, uma Porta estreita e um Caminho apertado para levá-lo à presença de Deus. Essa Porta é o seu escape; portanto, utilize-a.

A maldade de Satanás não tem limites. Faraó ordenou às parteiras que matassem os meninos recém-nascidos. Ele não sabia que estava sendo usado pelo diabo para impedir a vinda do Messias, como fazem muitos que perseguem a Verdade. Mas não há força que possa vencer o Senhor!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Categoria:Artigos

Deixe seu Comentário