Casamento feliz e duradouro não é fruto de sorte.

Aprenda 12 atitudes que fortalecerão o seu relacionamento

Se você é uma dessas pessoas que acreditam que um relacionamento feliz é fruto de sorte, está enganada. De igual modo engana-se quem pensa que a felicidade amorosa é exclusividade de quem encontrou a pessoa certa ou – como alguns chamam – a sua alma gêmea.

Essa teoria cai muito bem nos romances, novelas e contos de fadas.  Mas a vida real é bem diferente, e se você não estiver disposto a alguns sacrifícios para construir um relacionamento feliz, mesmo havendo amor o resultado será um casamento infeliz, frustrado e fadado ao fracasso (entenda-se aqui divórcio).

O segredo não é ser e nem achar a pessoa certa, mas FAZER AS COISAS CERTAS PARA QUE O RELACIONAMENTO DE FATO SE TORNE UM RELACIONAMENTO FORTE, FELIZ E DURADOURO. E isso não é fruto do acaso, mas FRUTO DE MUITO TRABALHO, segundo o conselheiro do amor Renato Cardoso. “A ideia de que só há uma pessoa neste mundo que se encaixará perfeitamente com outra é a razão por que muitos continuam solteiros e outros tantos infelizes em seu casamento”, afirma ele.

É preciso se esforçar para que um casamento dê certo, mesmo que isso pareça muito difícil. Para ajudá-lo, listamos aqui 12 maneiras para tornar o seu relacionamento forte, feliz e duradouro. Confira:

1º Priorize o seu relacionamento com Deus

Quando o relacionamento com Deus está em dia, consequentemente, isso se reflete no relacionamento do casal.  E quando houver conflitos e adversidades, você terá a força e a fé necessárias para obedecer a direção de Deus e fazer as escolhas certas, sem se deixar guiar pelas emoções, mas sim fazendo o que é melhor para o relacionamento, ou seja, para o casal.

2º Orem juntos e um pelo outro

Quando o casal coloca Deus à frente de suas decisões e se une para buscar nEle a direção para solucionar os problemas, demonstra dependência de Deus, O tem como aliado e, consequentemente, os resultados são infinitamente mais eficazes, fortalecendo ainda mais o relacionamento. Além disso, orar um pelo outro é a maneira mais inteligente de superar as diferenças, em vez de tentar mudar o parceiro. Ou seja, em vez de ficar reclamando dele, fale com Deus.

3º Leiam a Bíblia juntos

Quando o casal medita junto na Palavra de Deus tem a oportunidade de compartilhar o que Deus falou com cada um individualmente, e assim acrescentar um ao outro.  Além disso, a Bíblia está repleta de histórias de casais que enfrentaram lutas e adversidades, mas venceram juntos, por meio da fé, e que, certamente, servirão de referência e inspiração para ambos.

4º  Priorize a família

Depois do nosso relacionamento com Deus, da nossa Salvação, a nossa família (casamento) é o bem mais precioso que temos e, portanto, deve estar no topo da nossa escala de prioridades. Nada pode ser mais importante.

5º Seja altruísta

Uma pessoa altruísta é justamente o oposto da egoísta. Enquanto a egoísta pensa somente no seu próprio bem-estar, em atender as suas necessidades e em satisfazer as suas vontades, a altruísta chama atenção pela sua capacidade de pensar no bem-estar do outro. Ela se alegra em atender a necessidade do outro, se realiza em ver o outro realizado. Por isso ela não tem dificuldade em renunciar, pois o seu prazer é proporcionar a felicidade do outro. O amor verdadeiro é assim. Quando uma das partes desenvolve esse amor altruísta, naturalmente haverá da outra o desejo de corresponder, e havendo essa reciprocidade terão um relacionamento feliz e duradouro.

6º Tenham o mesmo propósito

Para que um casamento seja feliz e duradouro, assim como numa sociedade, é preciso que os envolvidos tenham os mesmos objetivos e os mesmos princípios. Como está escrito na Bíblia: “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3.3). Obviamente haverá momentos e situações de discordância, mas quando eles acontecerem, é preciso que ambos estejam dispostos a renunciar, se preciso for, para chegar a um consenso e alcançar uma unidade de pensamento.

7º Seja paciente

Todo mundo tem o seu dia ruim, por isso, uma dose de paciência é sempre bem-vinda. Se o seu cônjuge está estressado, mantenha a calma. “Use a diplomacia, o pedido com um sorriso, a paciência, o domínio próprio, o espírito de servir a outra pessoa antes de ser servido, a gentileza, e muitas outras armas de influência”, aconselha Renato Cardoso. Você ainda pode usar a técnica do casal blindado, Renato e Cristiane Cardoso: volte os últimos 10 segundos e dê ao parceiro a chance de fazer diferente. Essa técnica funciona, acredite.

8º Alimente o amor

Invista tempo, carinho e atenção no seu relacionamento. Não tenha o seu cônjuge como algo já conquistado. Esse é o erro de muitos casais.  Para que o amor entre o casal permaneça vivo, precisa ser alimentado, com interesse, mimos e elogios. Isso certamente manterá a chama do amor viva.

9º Priorize um ao outro

Já vimos que em nossa lista de prioridades Deus deve estar em primeiro lugar, e em segundo lugar a nossa família. Mas dentro da família a prioridade deve ser o seu cônjuge. Filhos, pais e parentes em geral de modo nenhum devem ocupar esse lugar, do contrário, o seu relacionamento correrá um sério perigo. Preocupe-se primeiro em atender as necessidades do seu cônjuge, e só depois as dos demais. Se fizer isso, no final, todos serão beneficiados.

10º Comunique-se

Sem comunicação não pode existir amizade, e sem amizade um relacionamento não se sustenta. Por isso, criem o hábito de conversar sobre tudo. Fale das suas expectativas, o que ambos esperam um do outro. Se estiverem chateados um com o outro, falem e digam o motivo. Não espere que o seu parceiro adivinhe o que você está sentindo e nem o que você espera dele. “Esse tipo de comportamento é receita para frustração no relacionamento”, avisa Renato.

11º Perdoe

Exercite o perdão. A mágoa pode destruir o seu relacionamento. “Se o seu parceiro errou com você, mas está sinceramente arrependido e se esforçando para mudar, você não deve estragar esse processo desenterrando o que aconteceu e usando a sua dor como uma punição contra ele ou ela”, aconselha o conselheiro do amor.

“Quem perdoa uma ofensa mostra que tem amor, mas quem fica lembrando o assunto estraga a amizade.”  (Provérbios 17:9).

12º Participe de cursos e seminários sobre casamento (cristão)

A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver um relacionamento duradouro e feliz.

Fonte: Site Universal – Adaptado

Categoria:Artigos

Deixe seu Comentário