Jovem emagrece tanto que médicos a proíbem de tomar banho.

Katie Hogg emagreceu tanto que os médicos a proibiram de tomar banho. De acordo com eles, caso a jovem tentasse fazer isso poderia sofrer uma parada cardíaca, devido ao choque térmico.

Os transtornos alimentares da inglesa começaram quando ela percebeu que a vida de uma modelo que admirava parecia perfeita, enquanto a dela era atribulada e estressante. Imediatamente Katie atribuiu o bem-estar da modelo à sua aparência, e ali teve início a sua obsessão pelo “corpo perfeito”.

“Minha vida era tão cheia de estresse e preocupações. Pessoas como ela (a modelo) pareciam não sofrer com isso”, conta Katie. “Eu acessava o Instagram dela e as redes sociais, sonhando em ter pernas finas e um corpo maravilhoso como o dela. Ela sempre tinha o controle de tudo. Eu queria mais do que tudo ser daquele jeito.”

Para alcançar o seu objetivo, Katie diminuía cada vez mais a quantidade de alimentos ingeridos. Pedia para fazer as refeições em seu quarto, onde, escondida da mãe, desfazia-se da comida. Em 3 anos vivendo dessa maneira, chegou a pesar 46 quilos, 12 a menos do que o seu peso saudável.


Certo dia, Katie levava roupas para lavar quando esbarrou em um vaso de louça. Ela acreditou que sofrera era apenas um arranhão, mas, como sangrava muito, foi para o pronto-socorro.

“No hospital, os médicos disseram que eu não tinha gordura corporal para me proteger, então, o corte tinha atingido o músculo. O pequeno arranhão deixaria uma cicatriz permanente. Minha mãe implorou para eu deixar os médicos me ajudarem e eu concordei”, relembra a jovem.


 


Foi quando Katie se internou em uma clínica de recuperação especializada em desordens alimentares. Em uma semana ela voltou a tomar banho de chuveiro. Hoje, aos 22 anos, a jovem está saudável e estuda para ser personal trainer, com o objetivo de ajudar outras pessoas que sofram os mesmos transtornos que ela sofreu.

Ilusão

Como Katie, muitos jovens – tanto homens quanto mulheres – acreditam que a beleza física é capaz de resolver os problemas da vida. Ao ver celebridades estampando capaz de revistas, dando entrevistas na televisão e postando fotos nas redes sociais, julgam que essas pessoas são mais felizes e que, em grande parte, essa felicidade se deve ao fato de serem “mais bonitas”.

Para conquistar a mesma felicidade, investem na busca por essa beleza.

“Infelizmente, em nome da beleza a qualquer custo, temos visto muitas mulheres ignorarem o perigo, o bom senso e as recomendações ao arriscarem as suas vidas, além de contraírem dívidas enormes”, destaca a escritora Núbia Siqueira. “Gostar de estar bonita não tem nada demais, eu também gosto. Manter o corpo saudável, com exercícios e boa alimentação, é louvável. Manter as unhas e cabelos arrumados passam uma ótima impressão. Ir ao médico e cuidar da saúde também é excelente. Mas não creio que vale a pena fazer sacrifícios cruéis, em que se coloca em risco até a vida pela beleza, que é algo tão passageiro.” O mesmo vale para os homens.

A escritora ressalta que a imagem transmitida por celebridades não é real. Essa “felicidade fabricada” envolve tratamentos estéticos caríssimos – pagos por patrocinadores – horas de maquiagem e até mesmo fingimento. Afinal, nenhuma empresa pagaria um garoto-propaganda que deixasse transparecer a sua tristeza para o público, ligando a marca à infelicidade. Por isso, é importante tomar muito cuidado e aprender a se valorizar, sem se espelhar em outras pessoas.

“Decida investir naquilo que realmente promove mudanças verdadeiras e duradouras em sua vida”, conclui Núbia.

 

Fonte: Universal. Org

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário